quinta-feira, 15 de março de 2012

Senhor da Guerra #1: Melhorando o seu jogo!




Se você alguma vez jogou Diablo, ou qualquer jogo do mesmo estilo, sabe que o seu personagem vai adquirindo experiência após sobreviver às suas batalhas e essas experiências, eventualmente, resultam em um aumento de nível. Ou seja, todos os combates pelos que o personagem passou servem de conhecimento para que se torne um guerreiro melhor, mais temido, etc.

No Starcraft 2 não é diferente. Comparando ao Diablo, você seria o guerreiro, as batalhas, cada um dos seus jogos na Battle.net, e as experiências, o que você aprendeu com cada um dos seus jogos.

Tudo bem, falar é fácil! Mas como eu aprendo com os meus jogos?

Em todo jogo de estratégia em tempo real, seu estilo de jogo, a sua build, a sua mecânica, necessitam de ajustes. Note que a palavra é “AJUSTE”, ou seja, não são necessárias grandes mudanças para que o seu jogo melhore.

O primeiro passo seria você rever o seu jogo, seja mentalmente ou assistindo ao replay.

A partir de então, encontre o ponto do jogo em que as coisas começaram a dar errado ou, assistindo a vários replays, encontre os erros padrões que você comete nas suas partidas (Ex: não estou enviando batedores para colher informações, ou não estou constantemente produzindo coletores, ou minha quantia de minerais é gigantesca durante o jogo inteiro).

Ótimo, identificamos o problema! MAS, apenas identificar o problema não resolve a questão. Agora temos que perguntar: “Por que isso aconteceu?”.

Geralmente, o porquê do erro ter acontecido é percebido facilmente. No entanto, se você estiver tendo problemas, outras perguntas podem te ajudar: “Considerando as informações que eu tinha, as minhas decisões foram corretas?”; “Se durante o jogo eu tivesse mais informações, eu agiria de forma diferente?” e outras mais.

Já os ajustes são uma parte mais delicada, pois temos que ter certeza que estamos indo na direção certa. Por exemplo: Um jogador Protoss assisti aos seus replays e percebe que tem uma expansão e oito portais, o número de sondas está razoável, nunca sofre bloqueio de suprimento...tudo muito bom. E mesmo assim acaba perdendo o jogo para um exército muito maior que o seu. Esse jogador pode muito bem chegar à conclusão de que precisa, então, de mais portais. Mas digamos que durante a batalha nenhuma unidade tenha sido produzida. O ajuste, portanto, não seria a construção de mais portais e sim a produção de unidades mesmo durante a batalha.

É claro que, no começo, você irá encontrar um milhão de erros a serem ajustados, uma tonelada de coisas com o que se preocupar. Nesse caso, não queira concertar tudo de uma vez. Enumere seus erros e vá ajustando de pouco a pouco. Veja quais são mais graves e quais são apenas pequenos detalhes. Concertando os mais graves você poderá subir da liga bronze para a liga diamante. Se você quer chegar à liga mestre ou gão-mestre, comece a se preocupar com os pequenos detalhes (mas somente após ter resolvido os problemas mais graves!).

Durante alguns jogos concentre-se em arrumar uma falha ou algumas apenas. O cérebro humano acaba não “funcionando” direito quando tem muitas decisões para tomar e, assim, você acabará não resolvendo nada.

Jogue até o ajuste se tornar algo natural para você, como se fizesse automaticamente, sem perceber. Depois disso, como disse antes, passe para os outros problemas.

Um bom método para essa melhora no seu jogo seria fazer anotações, como a tabela abaixo:

O que deu errado?
Por que deu errado?
O que devo fazer? (Ajuste)
Pego de surpresa pelo exército do oponente.
Não enviei batedores para coletar informações.
Enviar batedores sempre que possível e constantemente olhar no mini-mapa.
Macro precário.
Não consigo produzir quando estou em batalha.
Utilizar grupos de controle e produzir unidades com isso enquanto minha tela mostra a batalha.
Voodoo com camuflagem causou um dano enorme na minha economia
Pólo de robótica saiu atrasado.
Construir pólo de robótica na marca de X:oo min ou em X de suprimentos.

E é claro, galera, para que a melhora aconteça, é preciso muita prática. Uns 4 jogos e várias anotações não serão de grande ajuda.

Acho que o conteúdo desse post não é novidade para muitas pessoas, mas espero que seja de grande utilidade para muitas outras, especialmente os novatos em Starcraft 2.

Por enquanto é isso, galera!

GL, HF!

Nenhum comentário:

Postar um comentário